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Foto do escritorAnna Openheimer

Cafetelier em números: parte II

Nove anos de histórias, conquistas e cafés especiais.

cafetelier camiseta
Acervo Cafetelier®

Em 2020 escrevi um texto sobre nosso encerramento das atividades da cafeteria em Ouro Preto e o título era de se chamar muita atenção: Cafetelier em números (você pode ler clicando aqui). Todo mundo gosta de números, todo mundo quer resolver em números muitos negócios e nem todo negócio superou os anos 2020.


Nem sempre fomos guiados pelos números, mas aprendemos que eles são o reflexo da nossa caminhada e o ponto de partida para novos passos. Irei de confessar que eles são a força motriz de qualquer organização. São esses resultados, satisfatórios ou não que norteiam os negócios e também a vida. Afinal, assim como a vida imita a arte, os negócios inspiram a vida, e são as escolhas diárias, de cada cliente, que tornam nossa marca um movimento coletivo.


Estudos conduzidos pelo Instituto Agronômico (IAC), em parceria com o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostram que o consumidor continua tendo uma relação emocional muito forte com o café, é uma relação afetiva com o momento de tomar uma xícara. Também temos um mercado exponencial para cafés de qualidade, mostrando a preocupação com o produto, a origem e a sustentabilidade. É real que neste período pós pandemia o café ganhou mais que força, ganhou novos mercados, como a China e os asiáticos com os "Doramas", novelas que retratam o hábito de sair para tomar café e encontrar o amor da sua vida.


O café ganhou também o luxo de grandes marcas que servem não somente bolsas e perfumes caros, como também um café com bolo e logomarca famosa. O café ganhou gôndolas mais coloridas, embalagens mais explicativas e consumidores mais exigentes. No Cafetelier, vimos uma leva de novos empreendimentos e escutamos muitos sonhos que envolviam café e alma.


Neste ano, torramos mais de 12 toneladas de café para clientes que valorizam o especial. Estivemos presentes em vários eventos e tivemos a honra de realizar duas palestras sobre mercado e tendências para produtores, com a mesma temática de um trabalho de MBA desenvolvido para a conclusão de curso: dados de como o produtor conhece o próprio negócio da cafeicultura, onde os preços são conduzidos pelas bolsas de valores internacionais. Aliás, é também de chamar atenção que temos um pico histórico nos preços, representando um aumento de quase 90% na matéria prima no acumulado anual. Neste dia em que escrevo, o café vale em NY U$$3,27 por libra-peso, ou seja, menos de meio quilo de café por 3 dólares que equivalem a R$19,00 atuais, isto no café cru, antes de ser industrializado, torrado, embalado, armazenado, distribuído e finalmente vendido.


Em 2024, também promovemos mais de 20 sessões de cursos e consultorias especializadas, ajudando #coffeelovers e profissionais a aprofundarem suas experiências com o café. Tivemos palestras sobre jornada de negócios e uma delas no famoso Hacktown em Santa Rita do Sapucaí. Criamos um novo modelo de negócio: um pop-up store que pode ir até eventos e feiras para servir xícaras e produtos em outros lugares. Nosso site cresceu muito nos últimos anos e enviamos cafés para quase todas as regiões do país em 8 estados brasileiros, a meta para o próximo ano é alta e persiste em atingir todas as regiões.


Esses números, porém, são mais do que resultados: são conexões. Eles contam a história de um público que confia no Cafetelier para transformar momentos simples em memórias inesquecíveis. Encerramos 2024 com gratidão e inspiração para começar 2025 ainda mais comprometidos em guiar você nessa jornada especial.


Neste 2024, completamos nove anos de marca, nove temporadas dessa jornada conjunta com muitos clientes. Que venha mais um capítulo incrível, escrito junto a vocês, afinal, é você quem conduz essa história.





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