"Os produtores de Santa Rita do Sapucaí se reuniram, em 30/07/2020, para participarem (via videoconferência) do levantamento de custos de produção de café para o projeto Campo Futuro, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O projeto tem como objetivo o levantamento do custo de produção de diversas culturas nas principais regiões produtoras do Brasil."
Veja o relatório completo no link:
"Em linhas gerais os produtores devem se atentar para a implementação das boas práticas produtivas, que objetivam a obtenção de um produto final diferenciado, fator fundamental na cafeicultura."
Ou seja, quanto maior a produção de qualidade, melhor são os preços no mercado interno e de especialidade no exterior. Mais independente da volatilidade dos mercados internacionais fica sujeito o pequeno produtor.
Valorizar o café passa por conhecer não apenas o trabalho que envolve a rede cafeeira, mas os reais custos de produção nos lugares de colheita difícil, mão de obra escassa ou mesmo falta de conhecimento de mercado na hora de precificar a safra.
Resumo do Instagram:
Comentários