top of page
Foto do escritorAnna Openheimer

O pódio, a disciplina e a comemoração.



Fui convidada a participar de uma conferência sobre escuta psicológica para pessoas de vulnerabilidade social que são membros de projetos sociais como Teto, coletivos de mulheres, frentes de mobilização jovem e universidades. O instituto se chama AUS Ouvidos; e curiosa que sou, fui a fundo entender como poderia colaborar com meu conhecimento e porque falar num lugar onde profissionais escutam?


Fui convidada porque café é encontro e conecta os assuntos, no ponto de vista da curadoria do evento. Isto, foi o que achei mais fantástico e gancho para colocar aqui um pouco da minha visão sobre o pódio, a disciplina e a comemoração no caminho de projetos e metas grandiosas na nossa vida.


Não fosse o esporte, minha vida teria com certeza outro rumo, e foi a partir do esporte que comecei a entender comportamento empreendedor, dinâmica de decisão, metodologia e gestão eficaz.


Mas, neste percurso é preciso aprender a comemorar cada passo. Nas olímpiadas vemos os mais diversos perfis de atletas, mas todos no pódio parecem compartilhar de uma disciplina inegável no que diz respeito aos seus propósitos. E no auge da superação está bem desenhado um percurso que os levou para tal feito. Olhar em retrospecto nos ajuda a compreender os porquês em nossa vida e pode ser uma boa medida sobre o que devemos continuar e o que devemos abandonar para conquistar objetivos longevos.


É fato que a disciplina é fator determinante de vitórias, bons resultados e hábitos constantes na nossa vida, mas somente mirar em pódios não parece ser uma boa para a saúde mental e física: é necessário recompensar nosso cérebro sempre.


"O cérebro humano é naturalmente programado para evitar esforços e buscar recompensas imediatas. Quando nos deparamos com tarefas desafiadoras, nosso sistema límbico, responsável pelas emoções e pelo prazer, tende a nos desviar para atividades mais fáceis e prazerosas. (Nação Dopamina - Dra. Anna Lembke)"


Portanto, o equilibro entre as metas de longo prazo e pequenas recompensas é fundamental para um caminho onde o bem-estar e felicidade estão presentes. Pensar nas pequenas comemorações na nossa jornada é dar mais oportunidade para que o hábito da disciplina seja o impacto positivo nos nossos resultados. Comemorar a partir do percurso é vivenciar conquistas que nos farão continuar trabalhando melhor.


Claro, a disciplina é um desafio, então, primeiro conheça o seu porquê, elimine distrações, crie um plano de força mental, faça que sua convivência diária com pessoas tenha os mesmos propósitos e COMEMORE cada etapa do seu desenvolvimento. Acrescente sim a comemoração por pequenos feitos, já que são eles que vão levar a novos feitos e assim sucessivamente.


A prática fortalece a capacidade do cérebro de resistir à gratificação imediata e manter a atenção no que realmente importa, coloque no seu caminho o que vale a pena e siga uma jornada de felicidade nos seus objetivos.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page